Ação busca conscientizar comunidade universitária sobre importância da Coleta Seletiva

19/06/2018 10:11

Cerca de 650 kg de resíduos são recolhidos a cada dia de coleta

A Comissão de Planejamento Ambiental da UFSM (Complana) realizou na segunda-feira (18) uma ação para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da coleta seletiva. Foram expostos, no Largo do Planetário, cerca de 650 kg de resíduos, entre papéis, plásticos, vidros e metais. Essa é a quantidade de material recolhida apenas em um dia de coleta no campus sede.

Considerando que a coleta ocorre nas segundas, quartas e quintas-feiras, em uma semana, 2 toneladas deixam de ser enviadas para os aterros sanitários e vão para a separação e reciclagem.

Na UFSM, a Coleta Seletiva Solidária conta com uma equipe multidisciplinar, formada por alunos, professores e técnico-administrativos de diversas unidades. O projeto completou dois anos no último dia 6 de junho e, nesse período, cerca de 200 toneladas de resíduos já foram recolhidas. O material é repassado a quatro associações que separam e comercializam os resíduos recicláveis. Com isso, 35 famílias são beneficiadas em seu sustento.

A professora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Marilise Krugel, integrante da Complana, estima que haja o dobro de material que poderia ser recolhido na Universidade, mas que acaba sendo desperdiçado pela má separação. Para ela, é fundamental que a comunidade universitária se informe e se engaje no correto descarte dos materiais. “Todo mundo gera resíduo. E esse resíduo tem que ser colocado no lugar certo. Se isso foi feito, nós vamos aumentar cada vez mais o volume de material reaproveitável que deixa de ir para o aterro sanitário”, ressalta.

Para facilitar o recolhimento, material deve ser acondicionado em caixas ou sacos

Outro ponto destacado pela equipe da Coleta é que, ao ser colocado nos contêineres, o material seja acondicionado em sacos ou caixas. Isso facilitaria o recolhimento e transporte do material, melhorando inclusive a agilidade de todo o processo.

Para Everton Behr, professor do Departamento de Zootecnia, é importante que todos estejam atentos às questões ambientais. Durante a ação, ele agradeceu a toda a equipe que faz parte e apoia a coleta seletiva, e convidou mais pessoas para que se integrem ao projeto.

A coleta

A Coleta Seletiva Solidária na UFSM é realizada nas segundas, quartas e quintas-feiras. A cada dia são percorridos, em média, 32 pontos de recolhimento, de um total de 61 em todo o campus sede. A operação, que conta com um motorista e dois funcionários para o recolhimento do material, além de caminhão próprio, é custeada pela Universidade.

Está em dúvida sobre como separar e descartar os resíduos? O site da Coleta Seletiva traz informações sobre o que é ou não recolhido, sobre como acomodar os materiais, além das rotas, calendário, informações sobre as associações e formas de contato com a equipe para tirar dúvidas.

Parte da equipe que participa do projeto Coleta Seletiva Solidária