Artigo de doutorando em Física ganha destaque em periódico internacional

18/04/2017 12:25

O trabalho do doutorando do Programa de Pós-graduação em Física Mateus Schmidt publicado no periódico Journal of Physics: Condensed Matter, recebeu destaque em blog dos periódicos Journal of Physics da editora Institute of Physics

Intitulado “Spin liquid and infinitesimal-disorder-driven cluster spin glass in the kagome lattice” (“Líquido de spin e vidro de spin com clusters dirigido por desordem infinitesimal na rede kagome”), o artigo propõe uma abordagem teórica para o estudo do efeito de desordem em sistemas magnéticos geometricamente frustrados. Nestes sistemas, nem todas as interações podem ser satisfeitas simultaneamente, o que leva a uma série de comportamentos não convencionais. “Nossos resultados indicam que a presença de uma quantidade muito pequena de desordem afeta significativamente o comportamento magnético do material em baixas temperaturas, o que pode auxiliar as futuras investigações teóricas e experimentais nesta classe de sistemas físicos”, afirma Mateus.

O artigo foi desenvolvido junto ao Grupo de Teoria da Matéria Condensada, sob a orientação do professor do Departamento de Física da UFSM Fábio Mallmann Zimmer e com a colaboração do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Sérgio Garcia Magalhães. O trabalho completo pode ser encontrado aqui e a postagem do blog JPhys+, aqui.