Casa do Estudante inaugura prédio 37

11/08/2017 16:36

Ansiosos pela conclusão de mais uma etapa da Casa do Estudante (CEU), os universitários se reuniram no Prédio 37, no campus sede da UFSM, para participar da solenidade de inauguração do bloco 60. Nela estiveram presentes, Paulo Afonso Burmann, reitor da Universidade, Clayton Hilling, pró-reitor de Assuntos Estudantis, Jane Dalla Corte, pró-reitoria substituta, além de diretores de centro, técnicos-administrativos, estudantes e representantes do DCE.

Durante a cerimônia dos onze apartamentos com quatro quartos, o universitário Mateus Klein, membro do DCE, ressaltou a luta histórica do movimento estudantil para que a casa do estudante fosse construída e o quanto essa mobilização deve continuar. Além disso, destacou a importância da assistência estudantil não apenas em Santa Maria, como também nos outros campi. “A inauguração desse bloco simboliza a permanência dos estudantes na universidade”, ressalta.

O professor Paulo Afonso Burmann ressaltou o empenho coletivo dos servidores e de todos os estudantes que, de alguma maneira, mobilizaram-se e construíram a política de assistência estudantil da UFSM juntamente com a reitoria. “Nada acontece a partir de uma pessoa ou de um pequeno grupo. Isso é uma ação da coletividade”, ressaltou.

Segundo Burmann, as obras estão sendo realizadas em todos os campi e, até o final do ano, serão mais de 500 vagas concluídas. A inauguração de outros dois blocos está prevista para final de setembro e início de outubro no campus sede.

Devido às restrições orçamentárias sofridas pela Universidade desde 2014, o reitor pediu a compreensão dos estudantes e assegurou que não houve a paralisação de nenhuma obra de assistência estudantil, como moradia, programas de bolsas e restaurante universitário, pois estas são prioridades.

A solenidade foi finalizada com a visita do reitor e demais participantes aos apartamentos e com o sorteio do número dos quartos que serão ocupados pelos estudantes.

Texto e foto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias