Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Centro de Convenções divulga atrações artísticas e culturais do mês de outubro

Centro de Convenções divulga atrações artísticas e culturais do mês de outubro

10/10/2017 12:43
Classificada em: Geral , Atividades Culturais

O Centro de Convenções da UFSM divulga a agenda dos eventos do mês de outubro. Na programação, atrações artísticas e culturais com entrada gratuita à toda comunidade.

Confira as atividades confirmadas:

De 2 a 20 - Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio Cultural na América Latina

Mostra coletiva reúne produções artísticas desenvolvidas no Brasil, México, Uruguai e Argentina, tendo como temática central “Fronteira”. A exposição está instalada no foyer do mezanino do Centro de Convenções. A visitação é gratuita e aberta à toda comunidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Dia 11 (quarta) – 20h – Alma Única

Espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de música de câmara com voz e balé, entre o erudito e o popular, entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos. Transcorre desde um repertório erudito europeu, passando pelo tango até chegar à música brasileira. O evento tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e é gratuito.

Dia 20 (sexta) – 19h - Concertos Didáticos – Temas de Cinema

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta a 8ª edição dos Concertos Didáticos – Temas de Cinema, evento direcionado ao público infantil. O espetáculo contará com a participação dos Animatronics, da Companhia Caixa do Elefante, e do simpático apresentador Abelardo, um cachorro muito entendido em Orquestra. O pato Antenor, a porca Esmeralda e o galo Aleasar serão os cantores da noite com obras executas pela Sinfônica de Santa Maria. A entrada é franca com retirada de ingressos (não é necessária a doação de materiais) na Sede da Orquestra e no Centro de Convenções a partir do dia 17/10 (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h).

Dia 31 (terça) - 19h - Concerto dos 500 anos da Reforma

Alusivo aos 500 anos da Reforma Protestante, o concerto contará com momentos de rememoração de aspectos históricos, sociais e culturais decorrentes da Reforma junto da apresentação musical do Coro de Câmara, Coral da UFSM, professores do Curso de Música, Coral da Congregação Luterana Cristo, participantes do projeto Orquestrando Arte e convidados. O programa a ser apresentado inclui obras que explicitam as contribuições do movimento da Reforma à cultura, como a importância da formação dos jovens pela música, a escrita de melodias com bases no desenvolvimento vocal em comunidade, a utilização do vernáculo pela adaptação ou composição de obras vocais, entre outras. Dentre os compositores a serem apresentados estarão George Handel e Johann Sebastian Bach, além de outros ligados ao movimento da Reforma. A entrada é franca e o Concerto é aberto à toda comunidade interessada.

Além destes eventos, o Centro de Convenções ainda vai sediar, no dia 14, a 18ª edição do Acampavida, promovido pelo Núcleo Integrado de Estudos e Apoio a Terceira Idade (NIEAT/UFSM) e, de 21 a 30, a 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).




Últimas Notícias

Geral

Atividades Culturais