Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Chip 100% nacional produzido na UFSM está em fase de divulgação

Chip 100% nacional produzido na UFSM está em fase de divulgação

13/03/2018 16:09
Classificada em: Geral

O governo brasileiro, em fevereiro deste ano, reconheceu, de forma inédita, o primeiro microcontrolador 100% nacional. O ZR16S08 foi desenvolvido pela Santa Maria Design House (SMDH), ligada à Fatec e ao Grupo de Microeletrônica da UFSM (GMicro), em parceria com a Chipus Microeletrônica S.A. e a C&P Projetos Eletrônicos LTDA.

O responsável pelo Grupo de Microeletrônica da UFSM e coordenador da SMDH, professor João Baptista Martins, concedeu entrevista ao programa Bom Dia Universidade, da UniFM 107.9, na última quinta-feira (8) sobre esse importante reconhecimento. Ele explicou sobre o projeto e destacou: "é um microcontrolador de aplicação genérica, ele pode ser aplicado para iluminação, pode ser aplicado para controle de abertura de uma porta, para sensor de temperatura, para 'n' coisas. Ele é um chip programável, e aí que está a sua vantagem, a versatilidade dessa programação". 

O professor falou sobre a criação da SMDH, destacou a importância de termos um chip nacional, não dependendo mais da importação desse tipo de tecnologia, e contou sobre o histórico do trabalho: "Foram nove anos de desenvolvimento, envolveu mais de 100 pessoas ao longo desse tempo e, em termos de investimento do governo, acredito que tenha beirado de 4 a 5 milhões de reais".

Martins conta que tem recebido diversas mensagens perguntando quando o chip estará no mercado. No momento, o objetivo é difundir a existência do microcontrolador, que será futuramente comercializado pela Chipus. 

Confira a íntegra da entrevista: