​Ciclo de Estudos sobre Histórias e Culturas Afro-Brasilesileiras ocorre neste sábado

22/11/2017 19:44

Iniciativa premiada em nível nacional, a 8ª edição do Ciclo de Estudos sobre Histórias e Culturas Afro-Brasilesileiras ocorre neste sábado (25), das 8h ao meio-dia, no auditório do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism). A programação inclui uma homenagem ao ativista do movimento negro Nei d'Ogum, falecido neste ano em Santa Maria, e a exibição de um filme sobre a sua trajetória. Haverá também uma palestra sobre a trajetória entre a escravidão e a liberdade de uma família negra do Rio Grande do Sul.

Organizado todos os anos pela professora de história Roselene Pommer, em 2017 o ciclo foi uma das iniciativas contempladas pelo prêmio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Envolvendo professores e alunos, a premiação estimula crianças e jovens a usar a criatividade, empatia e protagonismo para atuar de forma positiva em sua comunidade.

A professora Roselene vai receber o prêmio no dia 5 de dezembro no Rio de Janeiro. Na ocasião, ela estará acompanhada de três alunos negros e cotistas do Ctism: Jackson Marino Moraes, do curso Técnico em Eletrotécnica, Gabrielle Sanger de Oliveira, do curso Técnico em Mecânica, e Ana Flávia Dutra de Souza, do curso Técnico em Informática para Internet. Os três estão no 3º ano de seus cursos, na modalidade integrada ao ensino médio.

O projeto receberá uma premiação de R$ 2 mil e vai proporcionar aos alunos mencionados uma ampla programação cultural e turística na capital fluminense, no período de 2 a 5 de dezembro.