Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Concurso de comunicação científica tem inscrições até 28 de fevereiro

Concurso de comunicação científica tem inscrições até 28 de fevereiro

09/02/2018 11:20
Classificada em: Oportunidade

Pesquisadores de todo o Brasil que atuam nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever no FameLab, maior competição de comunicação científica do mundo. O concurso acontece em 32 países e os selecionados de cada um deles se encontram na grande final, no Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, em junho.

Para participar basta gravar um vídeo de três minutos explicando um conceito científico para o público leigo, e enviá-lo pelo site do concurso. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter apoio de dispositivo eletrônico. Os interessados podem se inspirar assistindo os vídeos do FameLab global e da semifinal brasileira de 2017.

Os autores dos 30 melhores vídeos (julgados pelo conteúdo, clareza e carisma) serão treinados por um especialista britânico em comunicação e se apresentam ao vivo no Museu do Amanhã em abril. Desses 30 são selecionados dez finalistas, que passam por outra etapa de treinamento e realizam uma nova apresentação para concorrer à viagem.

Organizado pelo British Council, o FameLab conta, no Brasil, com a parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).