Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Curso capacitou servidores públicos em migração, refúgio e políticas públicas

Curso capacitou servidores públicos em migração, refúgio e políticas públicas

17/07/2017 09:04
Classificada em: Geral

Última etapa do curso ocorreu na terça (11)

A última etapa do Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos em Santa Maria: Migração, Refúgio e Políticas Públicas foi realizada na terça-feira (11).

No último encontro, foi discutida a Carta de Santa Maria sobre Políticas Públicas para Imigrantes e Refugiados. A Carta pauta a construção de uma política pública local para a população migrante e será oficialmente entregue aos poderes Executivo e Legislativo municipais de Santa Maria e à UFSM no próximo mês.

Durante o curso, realizado em três etapas, refletiu-se sobre migrações e refúgio de forma interdisciplinar, com olhares de pesquisadores, profissionais que atuam na área, migrantes, militantes de diversas áreas. Além disso, contou-se com relatos de vivência de migrantes e refugiados e de pessoas que atuam diretamente na promoção e proteção de direitos de migrantes e refugiados.

Última etapa do curso ocorreu na terça (11)As atividades possibilitaram a sensibilização sobre o tema e a qualificação do debate em torno da agenda migratória. Houve ampla participação de servidores públicos municipais, estaduais e federais, migrantes e estudantes, acumulando reflexão propositiva e destacando as prioridades para uma política pública municipal para migrantes e refugiados.

O curso foi uma realização do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, sendo apoiado pela UFSM (Programa de Pós-Graduação do Direito, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), Agência da ONU para Refugiados e Secretaria de Município de Desenvolvimento Social.

Fotos: Alessandra Jungs de Almeida e Adriana Garcia/Divulgação