Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Curso de Engenharia Aeroespacial adota método inovador de ensino

Curso de Engenharia Aeroespacial adota método inovador de ensino

06/12/2017 11:34
Classificada em: Geral

O curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM está com um método inovador de ensino chamado CDIO (conceive, design, implement, operate), que tem sua origem no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e já está espalhado pelo mundo, em diversas escolas de Engenharia. Na UFSM, é chamado de CPIO (Concepção, Projeto, Implementação e Operação). A ideia é que os alunos desenvolvam atividades inerentes à profissão de engenharia desde o primeiro ano do curso.

Segundo o coordenador do curso, André Luís da Silva, em reforma curricular recente, foram criadas quatro disciplinas obrigatórias extra-classe: CPIO 1, CPIO 2, CPIO 3 e CPIO 4, que são ofertadas no segundo, quarto, sexto e oitavo semestres do curso, respectivamente. O nono semestre é dedicado à atividade tradicional de TCC. Os alunos propõem projetos e os desenvolvem, obrigatoriamente em grupo, sob a supervisão de um professor coordenador geral da disciplina. Além disso, outros professores trabalham como orientadores.

Neste final de semestre de 2017, será realizada a primeira rodada de apresentações de trabalhos de CPIO na UFSM. Confira a data, local e horário das apresentações, que acontecem na próxima semana.