Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Dia de PE: Novos espaços para Produção Editorial

Dia de PE: Novos espaços para Produção Editorial

11/10/2017 14:18
Classificada em: Geral

O curso de Comunicação Social - Produção Editorial da UFSM promove o Dia de PE 2017. O evento acadêmico é voltado à comunidade discente, docente e de técnicos administrativos dos cursos de Comunicação Social e de outras áreas de interface, bem como à comunidade externa interessada no tema da produção editorial. A proposta busca a qualificação da formação acadêmica continuada e visa estabelecer ou manter contatos da universidade com pesquisadores e profissionais da área.

Trata-se de evento bienal, realizado em sua primeira edição em 9 de novembro de 2015, quando reuniu 75 participantes, com 11 apresentações de trabalho, conferência de abertura, mesa redonda, mostra de trabalhos e lançamento de publicações desenvolvidas no âmbito do curso.

Em 2017, a coordenação do curso de Comunicação Social – Produção Editorial propõe a realização do evento acadêmico Dia de PE, integrado à 32ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, a ser realizado no dia 24 de outubro. Durante o Dia de PE busca-se realizar ações que contemplam a tríade ensino, pesquisa e extensão.

Conheça a programação do Dia de PE

Dia 24 (terça)

Manhã

8h30 – Abertura

Local: Auditório do CCSH (prédio 74C)

9h – Mesa temática “Novos espaços para Produção Editorial”

Palestrante Gabriela Tonelli (Companhia das Letras, São Paulo)

Formada em Editoração pela Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 2014 integra a equipe editorial dos selos Seguinte e Companhia das Letrinhas, respectivamente os selos juvenil e infantil do Grupo Companhia das Letras. Além de trabalhar com edição de texto, também é uma das responsáveis pelo canal do Youtube e pelo Instagram da Seguinte, e colaboradora do Blog da Letrinhas.

Palestrante Giovanna Alvarenga (Agência de Conteúdos Cuentos y Circo, Porto Alegre)

Diretora de Conteúdo Multiplataforma na Cuentos y Circo - Conteúdo Audiovisual. Sócia proprietária da agência de conteúdos audiovisuais Cuentos y Circo. Jornalista (UFSM).

Palestrante Fernando Puhlmann (Cuentos y Circo, Porto Alegre)

Sócio-proprietário da agência de conteúdos audiovisuais Cuentos y Circo. Desde 2013, Puhlmann ministra cursos e oficinas sobre YouTube e já passou pela PUCRS, UNISINOS, UFRGS, Unilasalle e ESPM-SUL.

Palestrante Fabiano Denardim (Galeria Hipotética, Porto Alegre)

Editor de HQs e sócio da galeria hipotética, espaço cultural dedicado aos universos da ilustração, da fotografia e das histórias em quadrinhos. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFSM.

Tarde

Local: Espaço Multiuso

13h30 - Mesa PET CiSA: relatos de experiências de acadêmicos do PET Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA da UFSM)

14h - Mesa “Estudos Editoriais”: autores do livro “Estudos Editoriais” (Editora pE.com, 2017) discutem os resultados das suas pesquisas

15h - Mesa “Expocom”: relatos de trabalhos selecionados na etapa local do Prêmio Expocom (Intercom)

16h - Lançamentos da revista OQi e do livro “Estudos Editoriais”

16h30 - Mostra de trabalhos Dia de PE: exposição e apresentação das produções inscritas na Mostra de Trabalhos Dia de PE (nas categorias de audiovisual; fotografia e ilustração; livro; revista; design editorial; publicações para web)

17h30 - Talentos culturais: música, intervenções e poesia por acadêmicos da Facos.

18h - Encerramento

Inscrições: formulário

Regulamento Mostra de Trabalhos

Inscrições para a Mostra de Trabalhos: formulário

Página do Dia de PE