Doutorando é premiado em congresso internacional de biologia reprodutiva

16/07/2017 01:34

O acadêmico Vitor Braga Rissi, doutorando em Medicina Veterinária pela UFSM, foi premiado no Encontro Anual da Sociedade para o Estudo da Reprodução, que é considerado um dos mais importantes congressos do mundo na área da reprodução animal e humana. O prêmio em questão é o de melhor resumo (abstract) enviado por participantes da América Latina. O congresso começou na última quinta-feira (13), em Washington, nos Estados Unidos, e tem encerramento previsto para este domingo (16).

O trabalho premiado intitula-se “Efeito da inibição das enzimas deacetilases de histonas e síntese de RNAm sobre o desenvolvimento de embriões bovinos clonados e reclamados” (Effect of inhibiting histone deacetylase enzymes and RNA synthesis on development of SCNT and re-cloned bovine embryos). Como é resultado de um doutorado-sanduíche, o trabalho está sendo desenvolvido parte na UFSM, no Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal, e parte no Canadá, na McGill University, na cidade de Montreal.

Vitor é o autor principal do trabalho, realizado sob a orientação do professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, vice-reitor da UFSM, e tendo o professor Vilceu Bordignon, da McGill University, como co-orientador. A pesquisa diz respeito à técnica de clonagem por transferências nucleares de células somáticas. Essa técnica tem como princípio a transformação de células já diferenciadas de um animal vivo (no caso, bovinos) em células embrionárias. De acordo com Bayard, o diferencial desta pesquisa em particular é o sucesso no aumento da eficiência dessa técnica, que em geral é bastante baixa.

Além dos pesquisadores já citados, o trabalho também tem os seguintes autores: Catherine Mujica, João Souza, Alessandra Bridi e Karine Campagnolo, pela UFSM; Werner Glanzner e Mariana de Macedo, pela McGill University.