Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Em poucos meses, equipe de Atletismo da UFSM cresce e projeta agenda intensa de competições

Em poucos meses, equipe de Atletismo da UFSM cresce e projeta agenda intensa de competições

09/04/2018 10:53
Classificada em: Geral

Por iniciativa do professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos e dos alunos Rodrigo Melo e Kairam Ramos Rios, foi formada, em outubro de 2017, a equipe de atletismo da UFSM. A iniciativa surgiu para a disputa da Copa Unisinos, uma das maiores competições universitárias e do Mercosul.

A equipe formada para competir contava com quatro alunos: Rodrigo Melo, Kairam Ramos Rios, Mauricio da Silva Moreira e José Alberto Turcato dos Santos. Na competição, a equipe acabou ganhando na prova de revezamento 4x100 e ficando em segundo e terceiro lugar nos 100 metros. Coordenador da equipe, o professor Luiz conta que obter esses ótimos resultados na Copa Unisinos foi surpreendente, já que eles tiveram, aproximadamente, dois meses para formar a equipe. Ele ainda apontou que os bons resultados obtidos nas provas foram uma grande iniciação para tudo o que vem acontecendo com o grupo.

Após a Copa Unisinos, o coordenador voltou com o pensamento de querer fazer a equipe crescer. Com o apoio da Reitoria da UFSM a equipe conseguiu filiar-se à Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (Faergs) e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Graças a essa filiação, os atletas poderão competir, representando a universidade, em provas de alto nível da modalidade. Luiz disse que a ideia de federar a equipe começou “com o intuito de oportunizar os atletas que treinam ou para o amante de atletismo de Santa Maria e região a possibilidade de ter uma instituição para eles poderem competir a nível nacional, estadual e regional.” O grande impasse no processo de filiação seria o financeiro, por conta da taxa de filiação. Mas, segundo ele, a partir do momento que a UFSM entendeu os benefícios do projeto para a universidade, tudo fluiu muito bem.

O coordenador apontou que uma das maiores vantagens do projeto é o fato de ele ser um “laboratório vivo”. Cursos como publicidade e propaganda, fisioterapia e a própria educação física, por exemplo, podem usar a equipe como objeto de estudo.

Além da filiação à Faergs e à CBAt, a equipe está trabalhando juntamente com o Exército. A parceria com os militares vêm ocorrendo em diversos Centros da UFSM. Com o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), uma delas foi com a equipe de atletismo. Além de treinarem com os outros atletas, os militares fazem parte de um laboratório de aprendizagem. Os acadêmicos estão envolvidos diretamente na formação e desenvolvimento, e vão sair do curso com uma bagagem de treinamento, de conhecimento de como lidar com atletas, da parte psicológica à parte física.

Hoje, a equipe atua em três grandes pólos. O primeiro é o dos atletas universitários, que vão competir em provas como os Jogos Universitários Gaúchos e a Copa Unisinos. O segundo é o dos atletas militares, que competirão em provas do Exército. O último pólo é o da equipe federada, a qual irá competir em provas nacionais e campeonatos estaduais. Após a seletiva de novos atletas, realizada no dia 21 de março, ingressaram mais 40 esportistas. Ao todo, a equipe conta com, aproximadamente, 70 atletas envolvidos, entre universitários, de diversos cursos da UFSM, militares e a comunidade geral. Eles competem em diversas modalidades do atletismo, entre elas corridas, saltos em distância e em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco.

Treinos

Os treinos da equipe de universitários e da comunidade geral ocorrem de segunda a sexta-feira, no CEFD, das 11h30 às 12h50. Já o dos militares ocorrem três vezes por semana, no CEFD ou no quartel, das 9h30 às 11h00. Segundo Luiz, a rotina de treinamento está sendo focada em níveis de necessidade. “O pessoal que está na iniciação está focado muito mais na questão técnica. O restante mais na questão física, mas tudo leva a um grande ganho de desempenho.” salientou o coordenador.

Futuro

Sobre os planos para 2018, o coordenador apontou diversas competições. Entre elas, os Jogos Universitários Gaúchos, na qual ele pretende levar uma equipe completa, para todas as provas masculinas e femininas. A Copa Unisinos, no segundo semestre, também está no foco da equipe. 

Já no âmbito federado, 27 a 29 de abril, a equipe participará do Campeonato Brasileiro Sub 23. Outra prova que a equipe pretende participar é o Troféu Brasil, em setembro. A competição ocorre em São Paulo e o coordenador pretende levar atletas para as provas de revezamento, 4x100 e 4x400. Em média, a equipe de atletismo da UFSM terá dez competições neste ano, pelo menos uma por mês.

Texto e fotos: Laura Coelho de Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: João Ricardo Gazzaneo