Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
​Equipe Formula UFSM vai lançar o seu 9º protótipo no dia 19 de outubro

​Equipe Formula UFSM vai lançar o seu 9º protótipo no dia 19 de outubro

05/10/2017 21:01
Classificada em: Geral

A Formula UFSM vai revelar ao público, no dia 19 de outubro, o seu 9º protótipo de carro de corrida: o FU-17, que foi projetado e fabricado pelos cerca de 30 alunos (principalmente de cursos da área de tecnologia) que fazem parte da equipe. Criada em 2010, a equipe participa anualmente da competição Formula SAE Brasil, juntamente com dezenas de outras, formadas por estudantes de diversas universidades brasileiras. A competição, que neste ano acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, é promovida em Piracicaba (SP) pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE). O lançamento do protótipo ocorre às 10h no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo C do Centro de Tecnologia – prédio 7 do campus sede.

Embora tenha poucos anos de existência, a Formula UFSM já conquistou resultados significativos, o que inclui um 2º e um 3º lugar na Formula SAE Brasil, respectivamente em 2012 e 2014, o que lhe deu a oportunidade de participar da versão internacional da competição, disputada nos Estados Unidos. Nessas competições, a aceleração e velocidade no asfalto são apenas alguns dos aspectos avaliados no projeto. Os protótipos são submetidos também a testes de frenagem, segurança, aerodinâmica, estabilidade e resistência, entre outros.

Parte do sucesso da Formula UFSM advém da experiência que o seu orientador, professor Mario Martins, repassa aos alunos que a compõem. Ele já disputou a versão britânica da competição, como membro da equipe da Brunel University, e também atuou como juiz da Formula SAE.

O lançamento no dia 19 não se restringe à solenidade pela manhã. À noite, a partir das 20h, haverá uma festa para comemorá-lo no bar Moto Garage Lavagem e Botequim, localizado na Rua Floriano Peixoto, 2010. Outras informações sobre a equipe constam no endereço formulaufsm.com e em sua página no Facebook.