Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Livro sobre o filósofo Louis Althusser será lançado durante o Seminário Corpus

Livro sobre o filósofo Louis Althusser será lançado durante o Seminário Corpus

07/12/2017 08:07
Classificada em: Geral

Pensando na relevância e na singularidade dos trabalhos de Louis Althusser – filósofo que apareceu no cenário intelectual em 1965, com a publicação de A favor de Marx, seguida de Ler O Capital –, o livro Ler Althusser hoje busca refletir sobre os conceitos e as teses althusserianos, que se converteram no Brasil em objetos de análises. Ademais, intenta analisar o impacto da “filosofia” althusseriana na vida intelectual, considerando especificamente as contribuições do pensamento de Althusser aos campos da Análise de Discurso, da Psicanálise e das Ciências Humanas.

A obra do filósofo Louis Althusser ganha novos olhares com esta publicação. O livro foi organizado por Lucília Maria Abrahão e Sousa, professora livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP (que estará presente no lançamento) e Dantielli Assumpção Garcia, pós-doutoranda da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Os artigos que compõem a obra organizam-se ao redor de três eixos temáticos: análise de discurso, contribuições à psicanálise e Althusser nas ciências humanas. Ao final, há um dossiê sobre o autor a partir da perspectiva de uma pesquisadora francesa de renome internacional, Irène Fenoglio, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da École Normale Superière de Paris. Este dossiê foi preparado pelas professoras da UFSM Amanda Scherer e Verli Petri, que juntamente com outras colegas, realizaram a tradução dos textos para a língua portuguesa, tal como estão publicados nesta obra.

"Ler Althusser hoje" será lançado no dia 11 de dezembro, durante o Seminário Corpus, na UFSM Silveira Martins. Abaixo, confira a programação.