Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Ministério da Defesa e UFSM promovem curso de extensão em defesa nacional

Ministério da Defesa e UFSM promovem curso de extensão em defesa nacional

19/04/2017 09:57
Classificada em: Geral

O 15º Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) será realizado de 24 e 28 de abril, no auditório do CCR (anexo ao prédio 42 do campus de Santa Maria). O curso é promovido pelo Ministério da Defesa em parceria com instituições de ensino superior (IES) de todo o país. Nesta edição, conta com a parceria da UFSM, por meio de apoiadores como o curso de Relações Internacionais e o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (Gecap).

O curso estará dividido em quatro eixos principais: segurança e defesa; segurança internacional, entorno estratégico; defesa brasileira.  As aulas serão ministradas por especialistas indicados pelo Ministério da Defesa e por professores e palestrantes sugeridos pela UFSM.

O CEDN é o evento mais importante do país para estudantes e pesquisadores das áreas de segurança, defesa e desenvolvimento, já que reúne palestras sobre diversas temáticas da área, contando com oficiais e professores especialistas nos assuntos trabalhados. 

A UFSM é a primeira IES do interior do país a receber o curso, justificado pela tradição da cidade na área, conhecida como contingente militar e polo de defesa da região Sul.

O curso é gratuito e aberto, destinado a alunos de graduação e pós-graduação, técnico-administrativos, professores, militares, empresariado e sociedade civil em geral, com interesses nas temáticas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento.

É necessária inscrição prévia, que pode ser feita pelo site ou presencialmente no local do evento, caso haja disponibilidade de vagas. Os participantes obterão certificação com carga horária de 20h. Serão certificados os alunos que tiverem, pelo menos, 75% de presença nas atividades do evento.

A palestra inicial será proferida pelo brigadeiro de infantaria Augusto Cesar Amaral, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. Confira a programação.

Mais informações na página no Facebook.

Com informações do Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH