Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
​Polifeira do Agricultor é inaugurada na Praça dos Bombeiros

​Polifeira do Agricultor é inaugurada na Praça dos Bombeiros

11/01/2018 07:53
Classificada em: Geral

Os moradores da região central de Santa Maria agora também terão acesso facilitado aos produtos comercializados pela Polifeira do Agricultor, projeto desenvolvido pelo Colégio Politécnico da UFSM, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Desde terça-feira (9), a feira passa a ser realizada, também, na Praça dos Bombeiros, estendendo o projeto a consumidores de outras regiões da cidade.

Durante o ato que marcou a inauguração da Polifeira na Praça dos Bombeiros, no final da tarde de quarta, o coordenador do projeto, professor Gustavo Pinto da Silva, enfatizou a proposta da feira de valorização dos alimentos produzidos em Santa Maria, evitando a intermediação, bem como a garantia de produtos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. “A Polifeira vem para a Praça dos Bombeiros para fortalecer ainda mais a nossa agricultura local. Nós queremos nos unir a outros projetos em prol de um movimento que valorize o que se produz na região, que garanta trabalho e renda para o produtor e ofereça alimentos de qualidade aos consumidores”, afirmou Silva.

O diretor do Colégio Politécnico, professor Valmir Aita, agradeceu a parceria com a Prefeitura Municipal e lembrou que a Polifeira é também um importante instrumento de ensino para os estudantes dos cursos técnicos. Já o pró-reitor de extensão, professor Flavi Lisboa Filho, enfatizou a qualidade dos alimentos comercializados: “não estamos só contribuindo para manter o produtor no campo, mas para que o cidadão também possa ter um consumo mais saudável e de mais qualidade”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, salientou a importância de iniciativas como a Poliferia para o fortalecimento da produção local, assim como a preocupação com oferecimento de produtos mais saudáveis à população. Encerrando a cerimônia, o prefeito Jorge Pozzobon destacou as iniciativas do governo municipal para a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento das feiras em Santa Maria. Comemorando a parceria com o Colégio Politécnico e a UFSM, Pozzobon afirmou que “a Polifeira não pertence mais a universidade. Pertence a toda a cidade de Santa Maria”.

Circulando entre as tendas repletas de verduras, legumes, frutas, pães, geleias e tantos outros produtos, a enfermeira Julieli Rosso comemorava a possibilidade de passar a frequentar a Polifeira do Agricultor também no centro de Santa Maria. A servidora do Hospital Universitário, que já era cliente da feira no campus da UFSM, garante que agora se tornará assídua: “A feira aqui na Praça facilita muito. Vou vir todas as terças-feiras”.

A Polifeira do Agricultor será realizada na Praça dos Bombeiros todas as terças-feiras, a partir das 15h. Já no campus da UFSM, a feira segue sendo promovida às quintas-feiras, a partir das 8h, estendendo-se ao longo do dia, em frente ao Espaço Multiuso. As informações sobre a Polifeira do Agricultor podem ser acompanhadas na página do projeto no Facebook.

Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor

Fotos: Mirian Quadros