Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
​PPG em Gestão de Organizações Públicas fará seleção de candidatos para ingresso no 2º semestre

​PPG em Gestão de Organizações Públicas fará seleção de candidatos para ingresso no 2º semestre

12/04/2017 08:36
Classificada em: Geral

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM fará seleção de candidatos para ingresso no segundo semestre de 2017. É a primeira vez que o Mestrado Profissional terá duas turmas ingressando no mesmo ano.

Serão oferecidas 20 vagas, sendo 12 na linha de pesquisa "Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública" e oito em "Interfaces das Organizações Públicas, Pessoas e Sociedade". Desta vez, de maneira excepcional, as vagas não serão exclusivas para servidores públicos, sendo destinadas a diplomados em qualquer curso superior de graduação.

O coordenador do PPGOP, Breno Pereira, destaca que a abertura de uma turma no segundo semestre é fruto de uma reestruturação do programa nos últimos dois anos que constituiu na mudança nas linhas de pesquisa, adequação dos projetos de pesquisa e atividades tecnológicas dos docentes e ingresso de novos docentes no curso. “Saltamos de 10 vagas oferecidas em 2014 para 50 vagas a serem ofertadas em 2017”, ressalta o coordenador.

Os interessados poderão fazer a inscrição no período de 15 a 31 de maio, pelo site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (www.ufsm.br/prpgp). As entrevistas com os candidatos serão realizadas de 16 a 23 de junho, e o resultado final será divulgado até 6 de julho.

É necessário que os candidatos tenham feito o teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Esta prova é realizada três vezes por ano, sendo que a próxima será aplicada na UFSM no dia 4 de junho, com inscrições até 2 de maio. Mais informações em www.anpad.org.br/teste.

Além da nota do teste da Anpad, a seleção também irá avaliar os seguintes critérios: projeto de pesquisa, currículo Lattes e entrevista com equipe de professores da área (a cada um dos quatro critérios é atribuído o peso de 2,5).

Mais informações sobre a seleção e o curso podem ser obtidas aqui e no site do PPGOP.

Doutorado

Com relação à abertura do Curso de Doutorado, o PPGOP vem atuando em duas frentes. A primeira iniciou-se em agosto de 2016, com a apresentação do projeto dos cursos de Mestrado e Doutorados Acadêmicos em Administração Pública. Esse projeto foi analisado pelo comitê assessor da PRPGP e aprovado quanto ao mérito. Para ser viabilizado, esse projeto está sendo tramitado em todos os órgãos deliberativos para UFSM e posteriormente, em setembro de 2017, será encaminhado para a Capes para a sua deliberação final.

Na segunda frente de trabalho, o PPGOP/UFSM também está buscando viabilizar a abertura do Doutorado Profissional em Gestão de Organizações Públicas.

Foto de capa: Raquel Elise de Moraes, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias