Primeiro debate com reitoráveis em Santa Maria ocorreu nesta segunda no auditório do CT

19/06/2017 15:16

Na manhã desta segunda-feira (19), ocorreu debate com os candidatos à Reitoria da UFSM no auditório do Centro de Tecnologia. O atual reitor Paulo Burmann concorre à reeleição pela Chapa 1 - Para mudar ainda mais, que tem como vice Luciano Schuch. A chapa 2 - Juntos por um novo amanhã - tem como candidato a reitor Dalvan Reinert e Pedro Brum Santos como vice. A chapa 3 - Coragem para mudar pela base - é formada pelas professoras Helenise Antunes e Laura Regina da Fonseca, respectivamente, como reitora e vice-reitora. A atual gestão encerra suas atividades em dezembro quando a nova deve assumir. A divulgação da chapa vencedora deve ocorrer dia 4 de julho.

O debate foi composto por quatro blocos. No primeiro bloco, as chapas tiveram 10 minutos para se apresentarem. No segundo, elas fizeram perguntas entre si. No penúltimo e no último blocos responderam às perguntas da plateia. Antes do início, havia quatro urnas no auditório do CT. Três delas identificavam cada uma das chapas para que perguntas diretas fossem feitas. A outra servia para perguntas em geral, sendo assim, dirigidas para as três chapas no último bloco. Algumas dos questionamentos tinham relação com sustentabilidade, acessibilidade, internacionalização da universidade, parcerias público-privadas, flexibilização do trabalho, entre outros.

Devido ao espaço limitado do auditório, a Comissão de Consulta à Escolha de Reitor e Vice-Reitor optou por disponibilizar a cada chapa 93 convites. Ficou a cargo deles a escolha dos participantes que iriam assistir ao debate. Por isso, desta vez, o acesso ao auditório não foi aberto a toda comunidade. Como forma de amenizar essa medida, um telão foi colocado no hall do Centro de Tecnologia para a transmissão ao vivo. Também houve transmissão pela Rádio Universidade e pelo Farol, as quais foram prejudicadas por interrupções na conexão à internet na instituição. "Tentamos conseguir o Centro de Convenções, mas está ocupado por outro evento. Acreditamos que dessa forma podemos dar um tratamento mais igualitário às três chapas", explica o presidente da comissão, Jorge Luiz.

Podem votar para a gestão 2018-2021 técnico-administrativos, docentes e estudantes da instituição. Segundo o edital, divulgado pela Comissão Eleitoral, os votantes que pertencerem a mais de um segmento terão direito a apenas um voto, como acontece com alguns professores. Confira aqui as listas de votantes com os respectivos locais de votação. Para a votação, é necessário a apresentação de documento oficial com fotografia e/ou oficial da UFSM. Ainda nesta segunda (19) ocorre o segundo debate entre as três chapas no campus Cachoeira do Sul a partir das 17h.

A consulta à comunidade para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) ocorre no dia 27 deste mês. Acompanhe a agenda dos compromissos de campanha dos candidatos no site da UFSM e siga o evento da Consulta à Comunidade: Escolha de Reitor(a) e Vice-Reitora(a) da UFSM, através da Agência de Notícias.

Texto: Bruno Steian, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência Notícias

Fotos: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência Notícias