Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Primeiro debate com reitoráveis em Santa Maria ocorreu nesta segunda no auditório do CT

Primeiro debate com reitoráveis em Santa Maria ocorreu nesta segunda no auditório do CT

19/06/2017 15:16
Classificada em: Geral

Na manhã desta segunda-feira (19), ocorreu debate com os candidatos à Reitoria da UFSM no auditório do Centro de Tecnologia. O atual reitor Paulo Burmann concorre à reeleição pela Chapa 1 - Para mudar ainda mais, que tem como vice Luciano Schuch. A chapa 2 - Juntos por um novo amanhã - tem como candidato a reitor Dalvan Reinert e Pedro Brum Santos como vice. A chapa 3 - Coragem para mudar pela base - é formada pelas professoras Helenise Antunes e Laura Regina da Fonseca, respectivamente, como reitora e vice-reitora. A atual gestão encerra suas atividades em dezembro quando a nova deve assumir. A divulgação da chapa vencedora deve ocorrer dia 4 de julho.

O debate foi composto por quatro blocos. No primeiro bloco, as chapas tiveram 10 minutos para se apresentarem. No segundo, elas fizeram perguntas entre si. No penúltimo e no último blocos responderam às perguntas da plateia. Antes do início, havia quatro urnas no auditório do CT. Três delas identificavam cada uma das chapas para que perguntas diretas fossem feitas. A outra servia para perguntas em geral, sendo assim, dirigidas para as três chapas no último bloco. Algumas dos questionamentos tinham relação com sustentabilidade, acessibilidade, internacionalização da universidade, parcerias público-privadas, flexibilização do trabalho, entre outros.

Devido ao espaço limitado do auditório, a Comissão de Consulta à Escolha de Reitor e Vice-Reitor optou por disponibilizar a cada chapa 93 convites. Ficou a cargo deles a escolha dos participantes que iriam assistir ao debate. Por isso, desta vez, o acesso ao auditório não foi aberto a toda comunidade. Como forma de amenizar essa medida, um telão foi colocado no hall do Centro de Tecnologia para a transmissão ao vivo. Também houve transmissão pela Rádio Universidade e pelo Farol, as quais foram prejudicadas por interrupções na conexão à internet na instituição. "Tentamos conseguir o Centro de Convenções, mas está ocupado por outro evento. Acreditamos que dessa forma podemos dar um tratamento mais igualitário às três chapas", explica o presidente da comissão, Jorge Luiz.

Podem votar para a gestão 2018-2021 técnico-administrativos, docentes e estudantes da instituição. Segundo o edital, divulgado pela Comissão Eleitoral, os votantes que pertencerem a mais de um segmento terão direito a apenas um voto, como acontece com alguns professores. Confira aqui as listas de votantes com os respectivos locais de votação. Para a votação, é necessário a apresentação de documento oficial com fotografia e/ou oficial da UFSM. Ainda nesta segunda (19) ocorre o segundo debate entre as três chapas no campus Cachoeira do Sul a partir das 17h.

A consulta à comunidade para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) ocorre no dia 27 deste mês. Acompanhe a agenda dos compromissos de campanha dos candidatos no site da UFSM e siga o evento da Consulta à Comunidade: Escolha de Reitor(a) e Vice-Reitora(a) da UFSM, através da Agência de Notícias. 

Texto: Bruno Steian, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência Notícias

Fotos: Melissa Konzen, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência Notícias

Edição: Maurício Dias