​Professor de artes cênicas da UFMG vai ministrar oficina no Teatro Caixa Preta

13/03/2018 17:19
Classificada em: Geral , Atividades Culturais

Docente do curso de Teatro e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Ernani Maletta estará nesta quarta-feira (14) na UFSM para ministrar a oficina intitulada "A Percepção e a Prática da Atuação Polifônica". Aberta à participação do público em geral, a oficina começa às 14h no Teatro Caixa Preta, localizado junto ao Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede. Há apenas 20 vagas disponíveis, e a inscrições serão por ordem de chegada.

A oficina propõe a prática da polifonia vocal associada ao movimento, ou seja, a aprendizagem de canções a duas, três e quatro vozes, por meio não somente da memória auditiva das diversas melodias, mas também por intermédio do desenvolvimento da capacidade de gerir múltiplas ações físicas simultâneas – em particular, a capacidade de cantar uma melodia enquanto se ouvem outras tantas ou enquanto se realizam outras ações corporais diversas. Trata-se da prática da polifonia vocal como estratégia de desenvolvimento da polifonia cênica de modo geral (e vice-versa).

Breve currículo – Ernani Maletta atua principalmente nas seguintes áreas: direção musical, direção cênica, atuação polifônica, formação do ator e preparação vocal-musical. Ele é autor de uma metodologia peculiar para o aprendizado de conceitos musicais próprios das artes cênicas, bem como para a prática do canto e da execução instrumental, voltada para atores e bailarinos. Em 2010 e 2011, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Itália, ao lado da artista e pesquisadora Francesca Della Monica, com quem estabeleceu uma parceria profissional. Vem, desde então, atuando ativamente naquele país, tanto na criação quanto na formação artística.

Como diretor cênico e musical, ator e cantor, Ernani é reconhecido pela participação em diversos espetáculos de teatro em âmbito nacional e internacional, entre os quais se destacam trabalhos realizados com os grupos Galpão, de Minas Gerais, e Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e com os diretores Gabriel Villela, de São Paulo, e Federico Tiezzi, da Itália.

Nos últimos anos, cabe evidenciar sua atuação na direção musical do espetáculo teatral O Grande Circo Místico, por indicação de Edu Lobo, e na dramaturgia musical, ao lado de Della Monica, das tragédias Ifigênia em Áulis, de Eurípides, e Electra, de Sófocles, produzidas pelo Istituto Nazionale del Dramma Antico no Teatro Grego de Siracusa. Ernani foi o primeiro artista brasileiro a participar em produções desse instituto, nesse palco siciliano que é um dos maiores exemplos da arquitetura teatral do Ocidente.