Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
​Professora da UFSM é consultora para organização do 8º Fórum Mundial da Água

​Professora da UFSM é consultora para organização do 8º Fórum Mundial da Água

14/08/2017 19:16
Classificada em: Geral

A professora Jussara Cruz, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM, participou nesta segunda-feira (14), via webconferência, de uma reunião da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais (Cobraphi). A reunião teve como pauta a principal a organização, em âmbito regional, do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília. Maior evento global sobre água, esta será a primeira vez que o congresso acontece no hemisfério sul. A promoção é do Conselho Mundial da Água, organização que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática dos recursos hídricos em aproximadamente 70 países.

Como preparação para o fórum, estão sendo organizadas oficinas regionais de subsídio ao Relatório Brasil, que foi solicitado pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI) para a América Latina e Caribe, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Informações sobre as oficinas e o relatório podem ser consultadas aqui.

Na reunião de hoje, a Cobraphi discutiu o Relatório Brasil, o qual deve ser concluído após análise pelas oficinas regionais. Órgão criado pelo Governo Federal em 1980, a Cobraphi é presidida por um representante do Ministério do Meio Ambiente e composta por representantes dos seguintes ministérios: Defesa; Relações Exteriores; Transportes; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O grupo também conta com a participação de cinco especialistas de notório saber na área de recursos hídricos, cada um de uma região do país, além de representantes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

A Cobraphi tem por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades relacionadas a programas hidrológicos internacionais, notadamente o PHI, da Unesco, o Programa Hidrológico Operacional (PHO) e o Sistema de Hidrologia Operativa para Fins Múltiplos (Homs) da Organização Meteorológica Mundial. Além de integrante da Cobraphi, a professora Jussara Cruz também é conselheira da ABRH.