Professores e estudantes do PPG em Meteorologia participam de simpósio no Rio

11/10/2017 12:01

Os acadêmicos Lissette Guzmán Rodríguez e Roilan Hernandez Valdez e os docentes Vagner Anabor e Jonatan Tatsch, todos do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, participaram do VII SIC - Simpósio Internacional de Climatologia, no Rio de Janeiro.

O artigo "Usando KDE para estimular a climatologia da probabilidade diária da precipitação em estações pluviométricas" foi premiado e integrou a lista dos melhores trabalhos apresentados no simpósio.

Este trabalho abordou o uso do KDE, uma técnica desenvolvida na UFSM que permite a criação de mapas regionais dos registros de eventos extremos e quantifica com maior detalhamento suas probabilidades.
O estudo tem aplicações para o tratamento de registros históricos de desastres naturais. Mas, principalmente, pode ser empregado em modelos atmosféricos para estimar a probabilidade de chuvas intensas

Com informações do Núcleo de Divulgação do CCNE