Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Projeto Cine Intervalo exibe filmes a servidoras terceirizadas do CE

Projeto Cine Intervalo exibe filmes a servidoras terceirizadas do CE

20/04/2018 15:03
Classificada em: Notícias para Servidores

Teve início nesta sexta-feira (20) o segundo ano do Cine Intervalo, do Centro de Educação. Criado no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário (GEPEIS), coordenado pela professora Valeska Fortes de Oliveira, o projeto de extensão é dirigido para as servidoras terceirizadas que trabalham no CE.

O primeiro encontro deste ano exibiu o filme Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática aborda a discriminação racial. Cida, uma mulher negra de 40 anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva, sem filhos e extremamente racista. A relação entre as duas começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Por precisar do dinheiro, Cida atura a tudo em silêncio, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.

As exibições são quinzenais e são exibidos curtas-metragens no horário de intervalo de trabalho. Logo após, é realizada uma discussão de fatores destes que tenham relação com dia a dia das participantes.