​Projeto do CEFD fará análise de desempenho do Inter-SM nos jogos da Divisão de Acesso

14/02/2018 19:17

Um projeto de extensão criado no ano passado, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e aumento da performance dos jogadores do Esporte Clube Internacional de Santa Maria, equipe que neste ano disputa novamente a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de Futebol. A ferramenta utilizada nesse sentido será a análise de scout, um método que fornece informações relevantes sobre as equipes e seus jogadores durante uma ou mais partidas.

Como o sucesso nos jogos depende de ações cooperativas entre toda a equipe, a análise sistemática das informações relevantes torna-se fundamental na identificação dos pontos fortes e fracos das equipes. Composto por 10 integrantes, o Projeto de Extensão Análise de Scout do Esporte Clube Internacional usando o HandScout – Futebol é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Análise dos Jogos Esportivos Coletivos (Geajec). Tanto o grupo quanto o projeto são coordenados pelo professor Fábio Saraiva Flôres, do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas da UFSM.

Visando à análise do scout, o Geajec desenvolveu o software HandScout – Futebol. Entre os aspectos analisados através deste programa de computador, estão transições ofensivas e defensivas, organização ofensiva e defensiva, posse de bola, bolas paradas e mapas de calor. A propriedade intelectual do software encontra-se em fase de registro na UFSM. Hoje ele funciona apenas no sistema operacional Windows, mas a expectativa é que futuramente o programa seja disponibilizado (mediante venda) também em outras plataformas.

Essa parceria busca auxiliar o Inter-SM na preparação para as partidas, por meio da análise direta e indireta dos jogos. As análises serão feitas durante os jogos, incluindo o fornecimento de informações de forma bastante ágil para a comissão técnica. Após as partidas, um relatório completo será entregue. Além de contribuir com o desempenho do clube, o projeto visa a expandir as vivências dos acadêmicos de Educação Física da UFSM e criar novas oportunidades de estágio e emprego para os futuros profissionais.