​Reitor da UFSM participa de conferência de educação superior na Argentina

11/06/2018 15:45

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, participa, nesta semana, da 3ª Conferência Regional da Educação Superior (Cres 2018). O evento teve início hoje (11), em Córdoba, na Argentina, e se estende até a quinta-feira (14). Considerado o evento regional mais importante sobre Educação Superior, a Cres 2018 reúne mais de 5 mil participantes, representando instituições de Ensino Superior de 33 países da América Latina e do Caribe.

Uma das reuniões preparatórias para a Conferência Mundial sobre Educação Superior (agendada para 2019, na França), a Cres 2018 irá discutir critérios, propostas e linhas de ação para a consolidação da educação superior como um bem social, um direito humano e universal, sob responsabilidade dos estados. A expansão da participação do setor privado na educação superior, a influência das novas tecnologias na produção de conhecimento e o processo de democratização das instituições de ensino são algumas das temáticas que orientam os debates. Ao final da conferência, uma declaração e um plano de ação serão apresentados.

Em sua terceira edição, a Cres 2018 está sendo sediada pela Universidad Nacional de Córdoba, em celebração ao primeiro centenário da Reforma Universitária de 1918, movimento ocorrido em Córdoba e que influenciou o desenvolvimento do ensino superior em toda a região. A primeira Conferência Regional de Educação Superior foi realizada em Havana, Cuba, em 1996, e a segunda edição, em Cartagena, na Colômbia, em 2008.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor