Reunião dos conselhos superiores elabora lista tríplice para provimento dos cargos de reitor e vice-reitor

11/07/2017 12:00

A elaboração da lista tríplice para o provimento dos cargos de reitor e de vice-reitor ocorreu na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Colégio Politécnico. Estiveram presentes os professores Paulo Afonso Burmann, atual reitor e candidato pela Chapa 1; Luciano Schuch, candidato a vice-reitor pela Chapa 1; Helenise Sangoi Antunes, candidata à reitora pela Chapa 3; além do professor Paulo Bayard Gonçalves, atual vice-reitor. A sessão extraordinária Ampliada reuniu os membros dos três conselhos superiores da UFSM: Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores.

A reunião foi dividida em duas etapas: primeiramente, ocorreu a escolha do candidato a reitor, e, no segundo período, foi definido o nome do candidato a vice-reitor. Cada conselheiro presente teve direito a duas cédulas de votação, que foram depositadas na urna. Ao final de cada sessão, os resultados foram divulgados.

Os professores Paulo Afonso Burmann e Luciano Schuch, representantes da Chapa 1, conquistaram, respectivamente, 78 e 77 votos.

Já os professores Dalvan Reinert e Pedro Brum Santos, candidatos pela Chapa 2, obtiveram, respectivamente, 5 e 6 votos.

As candidatas pela Chapa 3, Helenise Sangoi Antunes e Laura Fonseca, receberam 4 e 6 votos respectivamente.

A sessão para a escolha dos cargos de reitor e vice-reitor contou com 89 votantes. A lista conterá os nomes dos três candidatos à Reitoria, incluindo do professor Paulo Burmann, mais votado consulta à comunidade acadêmica da UFSM e referendado na sessão extraordinária dos três conselhos. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que realizará a validação ou não do resultado.

Texto: Gabrielle Ineu Coradini, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Victória Lopes, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: João Ricardo Gazzaneo