Revista Arco inspira aula inovadora para alunos de Ensino Fundamental

31/08/2017 18:24

Exemplares da 7ª edição da revista Arco proporcionaram uma aula diferente aos alunos do 5° Ano da Escola Municipal Miguel Beltrame: junto ao professor Lucas Visentini, os estudantes realizaram uma simulação de escavação paleontológica utilizando a metodologia apresentada no artigo da revista

Visentini conta que trabalhou com as crianças, na teoria e na prática, o tema referente às pesquisas paleontológicas da região de Santa Maria. Segundo o professor, as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula foram muito significativas para os alunos: “Eles amaram a revista e o seu conteúdo. Um dos objetivos principais com atividades educativas como essa é a tessitura de vínculos entre a Educação Básica e a Universidade. Penso que tal ação seja importante de ser desenvolvida desde os primeiros anos do Ensino Fundamental”, destaca o docente.

A Arco é a revista de jornalismo científico e cultural da UFSM que visa que o conhecimento não fique restrito aos laboratórios e às salas de aula da Universidade. Através de linguagem didática e de visual atraente, a Arco visa informar de maneira clara sobre as pesquisas desenvolvidas na UFSM, para que as matérias atraiam o interesse da comunidade. A 7ª edição da Arco teve como tema do dossiê “Paleontologia”, com três matérias que mostravam as descobertas de pesquisadores da UFSM e reforçavam a importância do estudo de fósseis e outros vestígios ancestrais para o conhecimento da história da região central do Rio Grande do Sul.

Toda as edições da revista Arco impressa estão disponíveis no siteufsm.br/arco, onde também podem ser encontradas matérias exclusivas para o ambiente digital.