Romance escrito por professores da UFSM vence prêmio literário nacional

14/05/2018 14:56

Capa do livro

Escrito a seis mãos, o romance Guanabara Real – A Alcova da Morte foi o vencedor na categoria Romance Nacional do Prêmio Le Blanc, iniciativa dos organizadores da Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), organizada pela UFRJ e pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

O livro, de autoria dos professores Enéias Tavares, Nikelen Witter e Andre Cordenonsi, das áreas de Letras, Arquivologia e História, respectivamente, foi lançado em abril de 2017 numa book tour que contemplou Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Santa Maria, e que já teve continuação anunciada pela editora Avec. Guanabara Real – A Alcova da Morte é uma obra de mistério e aventura que acompanha as aventuras da investigadora policial Maria Tereza Flores, do místico Remy Rudá e do engenheiro Firmino Boaventura em um Rio de Janeiro retrofuturista.

Em Santa Maria, o romance pode ser encontrado na Athena Livraria, na Terra-X Comics e na Ásaro Câmbio do Royal Plaza Shopping.

O prêmio

O prêmio homenageia André Le Blanc, ilustrador haitiano com passagens pelo Brasil e pelos Estados Unidos, tendo também ilustrado a obra de Monteiro Lobato e assinado concept design de várias animações internacionais. A primeira fase, que resultou nos finalistas anunciados no dia 7 de maio – veja a lista completa aqui – foi de júri popular. Na segunda fase, um comitê técnico avaliou as obras e escolheu as vencedoras em cada categoria, anunciadas na última sexta-feira (11), no encerramento da SIQ, no Rio de Janeiro.