Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Semana do Servidor Público 2017 e 2º Simpósio em Gestão Pública seguem até quarta (1º)

Semana do Servidor Público 2017 e 2º Simpósio em Gestão Pública seguem até quarta (1º)

30/10/2017 16:55
Classificada em: Geral

Solenidade de abertura oficial (Foto: Ricardo Bonfanti)

A abertura oficial da Semana do Servidor Público 2017 e do 2º Simpósio em Gestão Pública da UFSM ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), no auditório do CCSH, prédio 74C do campus sede. Os eventos são promovidos pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (NED/Progep) e Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM.

Durante a solenidade, que foi precedida por apresentação da Orquestra de Cordas da UFSM, o coordenador do PPGOP, Breno Pereira, ressaltou que o Programa tem orgulho de trabalhar com servidores públicos, que exercem papel de grande relevância no país. "Só com a profissionalização da gestão pública é possível acabar com a corrupção", afirmou Breno, que também apresentou dados sobre o Programa, como as 100 dissertações já defendidas.

Apresentação da Orquestra de Cordas (Foto: Ricardo Bonfanti)A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neiva Cantarelli, enfatizou a importância do trabalho em conjunto entre a Progep e o PPGOP para a viabilização dos eventos, e questionou o senso comum segundo o qual os servidores públicos são um problema para o país. "Apesar de a mídia denegrir a nossa imagem, temos que mostrar o que fazemos no nosso cotidiano, atendendo à sociedade", destacou.

O diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Mauri Löbler, disse que a direção é grande apoiadora do PPGOP e de suas iniciativas, ciente da importância da qualificação dos servidores, o que resulta na profissionalização do serviço público. Ele informou que já foram apresentadas à Capes propostas de cursos de mestrado e doutorado acadêmicos em gestão pública - que, uma vez aprovados, serão programas complementares ao PPGOP.

Público presente à solenidade (Foto: Ricardo Bonfanti)Já o vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, afirmou que os servidores públicos "movem a roda" do país. Segundo ele, 99% da ciência e tecnologia gerada no Brasil provém de universidades públicas, mesmo trabalhando em um contexto de recursos escassos e constantes cortes orçamentários. "Tenho grande alegria de estar em uma instituição que participa ativamente da diminuição da desigualdade social", enfatizou.

O vice-reitor também defendeu um direito adquirido pelos servidores públicos, a estabilidade, tantas vezes questionada, mas que representa a garantia ao direito de expressão com autonomia, a exemplo de países como o Canadá, por exemplo. "Temos é que repensar que políticos colocamos lá e quanto eles estão nos representando", criticou.

Palestrante João Luiz Becker (Foto: Ricardo Bonfanti)Na sequência, o professor da Escola de Administração (EA/PPGA) da UFRGS João Luiz Becker proferiu a palestra “Ciência, política e conhecimento: as distorções de conduta e suas implicações nas IESs”, com mediação do professor do PPGOP Adolfo Vanti.

O palestrante, PhD em Management Science pela Universidade da Califórnia, falou sobre a discussão a respeito da natureza da ciência, os princípios da política e o processo político. Ele também abordou o comportamento político e as organizações, a relação entre ciência e política e desvios de conduta na ciência.

Após as 16h, foram realizadas 15 sessões orais de apresentação de artigos aprovados para o Simpósio. Pela manhã, houve a apresentação dos pôsteres no hall do prédio 74C. Todos os trabalhos aprovados para o evento já estão disponíveis na íntegra.

A Semana do Servidor Público 2017 e do 2º Simpósio em Gestão Pública da UFSM prosseguem até quarta-feira (1º).

programação completa dos eventos e demais informações podem ser conferidas no site semanaesimposiogp.ufsm.br.

Público presente (Foto: Ricardo Bonfanti)