Portal do Governo Brasileiro
Início
Notícias UFSM
Seminário avançado sobre literatura e ética na América Latina é nesta semana

Seminário avançado sobre literatura e ética na América Latina é nesta semana

16/04/2018 08:04
Classificada em: Geral

O seminário avançado "Literatura, ética e contemporaneidade na América Latina" ocorre desta segunda (16) até quinta-feira (19), das 8h às 12h (exceto no dia 18, quando será das 14h às 18h), no PPG Letras. O evento tem como ministrante o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Wanderlan Alves. 

O curso visa ao estudo da inseparabilidade da arte literária e do questionamento ético, tanto nas fases de concepção e execução quanto na sua recepção, e a uma reflexão crítica sobre os impasses e o alcance, assim como os limites que uma discussão no campo da ética implica, no contexto atual, para a área de Humanidades e, no caso, para os estudos de literatura contemporânea na América Latina. Trata-se de uma proposta de
abordagem crítica, interdisciplinar e especulativa sobre os modos de realização e circulação pelos quais certas obras das literaturas e artes contemporâneas potencializam uma reflexão sobre o tecido social latino-americano a partir de uma perspectiva centrada na ética e no imperativo da convivência. 

A partir de uma discussão introdutória sobre esta problemática, o curso centra-se na leitura crítica de textos literários e objetos estéticos ou discursivos oriundos da produção latino-americana de 1990 ao presente, passando por escritores já consagrados e outros recém-ingressados na cena literária (ou praticamente desconhecidos da crítica acadêmica), como Cristina de la Concha (México), Cristián Molina (Argentina), Roberto Bolaño (Chile), Verônica
Stigger (Brasil), Jacques Fux (Brasil), a exposição fotográfica Corpo-poema, do grupo Ariel Coletivo Literário (Brasil), entre outros.

A metodologia de trabalho prevê leituras e debates de textos teórico-críticos e artísticos ou literários, por meio de aulas expositivas e dialogadas e de leituras analíticas.

O público-alvo são estudantes de pós-graduação em Letras ou áreas afins (especialmente Sociologia, Filosofia, Educação, Psicologia, Artes e História), mas também outros interessados pelo tema, incluindo alunos de graduação. O ministrante também aceita ouvintes neste curso. 

O curso será ministrado em português, ainda que o corpus de estudo seja constituído de algumas obras em português e de outras em espanhol (algumas com tradução disponível, outras não).