​Trabalho da UFSM conquista prêmio no 19º Congresso de Anatomia do Cone Sul

14/11/2017 15:41

Um projeto de iniciação científica desenvolvido no Departamento de Morfologia da UFSM conquistou o prêmio de melhor trabalho de anatomia veterinária apresentado no 19º Congresso de Anatomia do Cone Sul. Organizado pela Universidad San Sebastián e pela Sociedade Chilena de Anatomia, o evento ocorreu de 8 a 10 de novembro na cidade de Concepción, no Chile.

A pesquisa em questão aborda as variações de origens das artérias coronárias em equinos. Ela foi desenvolvida pela aluna Bárbara da Silva Andrade, acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UFSM, sob a orientação do professor Luciano de Morais Pinto, do Departamento de Morfologia. O trabalho concorreu com inúmeras outras pesquisas oriundas de grandes universidades americanas, alemãs, austríacas, brasileiras, chilenas e outras da América do Sul.

O projeto faz parte de uma iniciativa dos docentes do Departamento de Morfologia da UFSM, iniciada em 2016, a qual conta atualmente com outros 19 projetos de pesquisas em anatomia funcional apoiadas por alunos de iniciação científica vinculados aos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Os resultados obtidos na pesquisa podem provocar um novo questionamento sobre os padrões morfológicos de circulação coronariana já estabelecidos para muitas espécies de mamíferos, além de inferir nos conhecimentos a respeito do fluxo sanguíneo coronariano.