​UFSM e Projeto Esperança/Cooesperança consolidam ações conjuntas

14/07/2017 18:41

Irmã Lourdes (ao centro) encontrou-se com o reitor (à sua direita) no gabinete dele

A Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, esteve na quinta-feira (13) na UFSM, em reunião com o reitor Paulo Burmann e representantes das pró-reitorias de Extensão e Planejamento. No encontro, foram discutidas ações conjuntas relacionadas aos setores do cooperativismo, agricultura familiar e pequenos produtores, e o fomento das feiras de economia solidária, movimento que inicia na UFSM com a Polifeira do Agricultor. "Tivemos um apoio decisivo da UFSM neste ano para a Feicoop (Feira Internacional do Cooperativismo) e a Feira da Economia Solidária. O trabalho das equipes da Extensão e do Planejamento foi muito importante, e temos certeza de que esta postura da universidade afirma seu papel social", destacou Irmã Lourdes.

A 24ª Feicoop e a 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária aconteceram no último final de semana, de 7 a 9 de julho, reunindo um público de mais de 200 mil visitantes em Santa Maria. Na UFSM, a Polifeira, projeto do Colégio Politécnico, ocorre nas segundas e quintas-feiras, no Largo do Planetário, onde é comercializada a produção da agricultura familiar, sob a supervisão e orientação de professores e estudantes. Logo após a reunião com o reitor, Irmã Lourdes percorreu a Polifeira, ação semelhante ao Feirão Colonial, que iniciou as atividades do projeto Esperança/Cooesperança há 25 anos.

"Entendemos que há um vasto campo a ser explorado nestas relações que determinam uma inserção ainda mais direta da UFSM na economia e na cultura da região. A Polifeira já é uma experiência bem sucedida, que queremos consolidar", declarou o reitor Paulo Burmann. Também participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, Terezinha Weiller, e Edson Luiz Borges e Marcelo de Souza, da Pró-Reitoria de Extensão.

Projeto Esperança/Cooesperança – No dia 15 de agosto deste ano, o Projeto Esperança/Cooesperança completa 30 anos. Criado por influência do bispo Dom Ivo Lorscheiter (falecido em 2007) para fomentar projetos comunitários alternativos na Diocese de Santa Maria, hoje o projeto reúne 5,8 mil famílias de pequenos produtores em 34 municípios da região. A Teia Esperança, que envolve dezenas de pontos fixos e itinerantes de comercialização, beneficia pelo menos 298 grupos urbanos e rurais organizados em torno da Economia Solidária.

Texto: Carine Prevedello

Foto: Gabinete do Reitor