UFSM participa da quarta edição do Dia do Acolhimento

19/03/2017 20:31

No último sábado, 18, foi realizada a quarta edição do Dia do Acolhimento. Consolidado pela Lei Municipal Nº 5966, de 04 de março de 2015, o evento ocorre anualmente, sempre no terceiro sábado de março, no Parque da Medianeira, e tem como objetivo recepcionar os novos moradores que chegam a Santa Maria, fazendo parte do Calendário Oficial do Município.

O evento teve início com uma cerimônia inter-religiosa e a abertura oficial foi feita com o canto do Hino Nacional. Estavam presentes no palco o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o vice-prefeito, Sérgio Cechin, o organizador do Dia do Acolhimento, Ronimar Costa dos Santos, além do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Paulo Afonso Burmann, entre outros.

"Dia do Acolhimento, como o próprio nome diz, é o momento de acolher quem está chegando para estudar ou trabalhar e também a própria comunidade de Santa Maria, que às vezes não conhece o que a cidade tem a oferecer e suas potencialidades. É um evento que está se consolidando e tende a crescer cada vez mais", comentou Ronimar Costa.

Segundo o prefeito Jorge Pozzobom, Santa Maria é uma cidade acolhedora e carinhosa, e o Dia do Acolhimento é a simbolização de todos os dias em que a cidade acolhe a comunidade, recebendo a cada ano novos moradores que podem se sentir abraçados e seguros.

Os recém-chegados e antigos moradores puderam prestigiar diversos shows e entretenimento, com a Banda Marcial do Exército, Banda da Escola Musiconamia, Grupo de Dança Fames/Centenário, apresentação do MTG, Kariel – Especial Rock Gaúcho, Banda Venturaz, Banda Charm’s, Tudo di Bom, Junior Benaduce e Grupo Raízes. Além de praça de alimentação, estandes de instituições locais, unidades de saúde, prestação de serviços, banheiros, segurança, estacionamento e internet Wifi.

Ao longo do dia, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Parque da Medianeira e um dos pontos que mais chamou a atenção do público foi a diversidade de pessoas que vieram ao evento. "Essa é a terceira vez que venho e acredito que a diversidade de pessoas que aqui, como viemos com o grupo de escoteiros, fazendo entrevistas com quem está aqui, procuramos saber o porquê dessas pessoas virem para Santa Maria, o que elas fazem, qual o sentimento delas, e ainda é possível ver o quanto de gente de fora tem na cidade, quantas coisas diferentes é possível se fazer aqui", afirmou Amanda Boeira, chefe do grupo dos escoteiros Melvin Jones.

A receptividade das entidades e instituições da cidade também foi ressaltada pelo acadêmico de publicidade e propaganda da UFSM, Pablo Silva, que participava do Dia do Acolhimento pela primeira vez e ainda destacou: "eventos como esse mostram que a cidade se importa com quem está chegando".

A UFSM esteve presente com um estande para receber os novos estudantes, onde era possível esclarecer dúvidas sobre a Universidade, tirar fotos no painel e adquirir produtos da Grife e Editora UFSM.

"Participar do Dia do Acolhimento é mais uma ação da Universidade no início de outro ano letivo, trazendo algumas das coisas que nós oferecemos, para poder facilitar a integração entre o estudante, que muitas vezes vem de longe e está sozinho pela primeira vez na cidade, com a UFSM e a comunidade santa-mariense, além de toda estrutura da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que tem uma tradição e uma conduta de acolhimento com os estudantes", afirmou o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann.

Texto: Nathalie Martins e Maira Trindade – Acadêmicas de Jornalismo – Bolsistas da Agência de Notícias da UFSM

Fotos: Gabriela Pagel – Acadêmica de Jornalismo e Bolsista da Agência de Notícias da UFSM

Edição: João Ricardo Gazzaneo