UFSM realiza seleção pública de obra de arte para painel artístico

01/09/2017 13:24

O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresenta Concurso para selecionar obra de arte que formará um painel artístico na Biblioteca Setorial do CCSH, localizado no Campus Universitário, em Santa Maria. As inscrições serão aceitas até o dia 26 de setembro e o resultado será divulgado no dia 30 de outubro.

O objetivo do mural é dar visibilidade às ações das mulheres nas ciências e na sociedade, além de promover o empoderamento feminino considerando os recortes interseccionais de raça/etnia, classe social e geracional. Assim, os artistas interessados em participar do Concurso devem buscar em suas propostas reconstruir as lutas e conquistas das mulheres.

A obra de arte deverá ser feita por meio de técnica mista, com dimensões máximas de 6 metros (largura) X 2,8 metros (altura). Os materiais utilizados deverão ser naturais, transformados ou sintéticos, de comprovada resistência e durabilidade face às intempéries e outras formas de deterioração ou degradações ambientais. Além disso, a proposta apresentada deverá ser original, nos termos da legislação brasileira sobre direito autoral e das convenções internacionais de que o Brasil seja signatário.

A avaliação das propostas seguirá critérios como adequação ao tema; viabilidade do projeto; domínio técnico da(s) linguagem(ns) utilizada(s); congruência entre projeto artístico e memorial descritivo; originalidade e criatividade.

O vencedor ou vencedora receberá um valor líquido de R$ 5 mil e será responsável pelos recursos para pagamento do material para a confecção da obra, bem como o pagamento de transporte, hospedagem, alimentação, andaimes e questões de segurança necessárias e todos os demais custos e despesas pertinentes à realização da obra, que ocupará lugar de destaque e integrará o acervo da Universidade.

A divulgação do resultado final será pelo site do Demapa. O vencedor ou vencedora receberá também uma comunicação individual via e-mail.

Para realizar a inscrição é necessário apresentar documentação para habilitação e proposta de obra de arte até o dia 26 de setembro de 2017, às 14h, no Campus Universitário, Prédio da Administração Central – 6º andar, sala 666- Comissão de Licitações – UFSM, Santa Maria/RS.

Confira o Edital completo.

Texto: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH