UFSM sedia Encontro Regional de pró-reitores de assuntos estudantis

20/04/2017 07:18

Gestores de assuntos comunitários e estudantis de instituições de ensino superior da região Sul estarão reunidos, em Santa Maria, na próxima semana em um Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O evento tem início na segunda-feira (24) e se estende até quarta-feira (26). Estarão presentes, a coordenadora nacional do Fonaprace, professora Cassia Virginia Maciel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o coordenador da Regional Sul, professor Sandro Burgos Casado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSM e coordenador local do evento, professor Clayton Hillig, o encontro se caracteriza como um espaço de discussão e troca de experiências entre os pró-reitores sobre temas relevantes à Assistência Estudantil. Hillig destaca os debates acerca da conjuntura atual da assistência estudantil no Brasil e a visão do Ministério da Educação sobre a área. O pró-reitor ainda observa a importância do encontro como forma de mobilização política em defesa das Políticas Nacionais de Assistência Estudantil, tendo em vistas os cortes orçamentários que ameaçam as universidades públicas.

A programação do encontro terá início na segunda-feira com a abertura oficial, apresentação cultural e um tour pelo campus da UFSM. Os pró-reitores almoçarão no restaurante universitário e, em seguida, participarão de um debate acerca dos desafios da assistência estudantil. Na terça-feira, a programação prevê rodas de conversa sobre métodos de pesquisa de demanda e resultados da assistência estudantil, métodos e resultados do acompanhamento psico-social e do acompanhamento pedagógico. Também serão abordadas no segundo dia de evento questões referentes aos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir da experiência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já no último dia do evento, o debate será em torno dos recursos do PNAES na experiência da UFSM e das metodologias de análise socioeconômica.

As atividades do Encontro Regional da Fonaprace serão realizadas na sala Armando Valandro, no térreo do prédio 42. São esperados no evento representantes de 11 universidades federais dos estados do Parará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor