Portal do Governo Brasileiro

Museu Gama D'Eça

O Museu Educativo Gama d'Eça foi criado em 23 de julho de 1968, na gestão do reitor José Mariano da Rocha Filho. A denominação de Museu Educativo dada ao Museu Gama d'Eça prende-se a insistência do reitor Mariano da Rocha no papel de educar que cabe ao museu e que cada vez mais se destaca nos dias atuais. O Museu deve estar entrosado com a comunidade não só universitária, mas a comunidade em geral. Sentir suas dificuldades, seus problemas e expô-los procurando dar-lhes uma solução.

As visitas guiadas, os cursos e palestras ministrados, o atendimento especial aos grupos escolares que diariamente visitam o Museu e as exposições itinerantes, revelam a preocupação do Museu em educar.

O Museu se preocupa com a preservação, catalogação, ampliação e recuperação do seu acervo permanente, cujo estudo sempre pode ser acrescido de novas informações. As exposições temporárias procuram salientar fatos que se destacam e preocupam a comunidade, como as exposições sobre Fontes Alternativas de Energia e Preservação do Meio Ambiente e Plantas Medicinais. O Museu também pesquisa atividades e personalidades históricas, em âmbito nacional ou mundial.

No final da gestão do reitor Derblay Galvão, o Museu Victor Bersani, da SUCV (Sociedade União dos Caixeiros Viajantes), foi anexado ao Museu Educativo Gama d'Eça, isto representou uma doação valiosa para a Universidade, com mais de 3.500 peças, a maioria da área de história.