Portal do Governo Brasileiro

Sustentabilidade

Questões ambientais e a responsabilidade de cada um

Ações pretendem alcançar não só a comunidade interna da Universidade, como também a externa e objetiva, a longo prazo, internalizar na comunidade tais conceitos

“Resolvemos criar um grupo para desenvolver ações para sensibilizar as pessoas com relação às questões ambientais e a responsabilidade de cada um, tendo em vista o aspecto coletivo intrínseco na questão” é o que responde a coordenadora do projeto Incorpore: Ações Coletivas para o Meio Ambiente, Marta Tocchetto, quando pergunto como surgiu a ideia. O grupo faz parte de um projeto de extensão do Departamento de Química da UFSM e vem atuando desde 2013.

O meio ambiente é um assunto que está sempre em foco, mas a sua preservação não é algo que as pessoas costumam levar para a prática, e esse é um dos principais apelos do grupo. Além disso, é preciso compreender que o termo “meio ambiente” não se refere somente à natureza, e engloba também qualidade de vida, o que envolve todos os seres humanos. “Visões unilaterais e preocupações individuais não tem espaço quando se pensa em sustentabilidade e qualidade ambiental” afirma a coordenadora. As ações pretendem alcançar não só a comunidade interna da Universidade, como também a externa e objetiva, a longo prazo, internalizar na comunidade tais conceitos.

Para agregar conhecimento e desenvolver a capacidade dos alunos em escrever, apresentar, e participar de eventos científicos, mensalmente são feitos Seminários Incorpore, em que os alunos apresentam um trabalho envolvendo a questão ambiental. O grupo possui, além desse projeto, outra linha de trabalho que é o gerenciamento de resíduos de laboratório, coordenado pela professora Carmem Dickow.

Além da professora Marta, que é a coordenadora, o grupo conta com a colaboração das professoras Carmem Dickow e Silvia Iop, sendo essa última docente do campo de Silveira Martins. Alunos dos cursos de Química Licenciatura, Tecnologia em processos químicos, Engenharia Ambiental e Física também fazem parte. Para quem tiver interesse em participar do projeto é só entrar em contato com o grupo, seja aluno, técnico-administrativo ou professor.